O festival que começou na sexta, 09 de agosto, encerrou neste domingo após três dias emocionantes de muita cultura popular

Mais uma edição do Maior São João do Cerrado trouxe alegrias, celebrações da cultura popular e muita emoção para Ceilândia-DF neste fim de semana. O evento contou com um público total de mais de 200 mil pessoas e celebrou no tema da edição o Bumba-Meu-Boi, com uma homenagem especial ao grupo do Seu Teodoro Freire, patrimônio Cultural e Imaterial de Brasília.
E foi este boi que deu o tom e as cores do evento que mais uma vez emocionou o público. O Boi do saudoso mestre Teodoro é um dos mais importantes grupos de cultura popular do Distrito Federal com um legado de mais de 50 anos de existência.
Atrações

Entre ritmos, cores e sabores, a cidade que no coração do Brasil tem 70% dos moradores de origem nordestina, pôde mais uma vez matar saudade da sua terra e também quem não é, teve a oportunidade de se apaixonar pelas belezas e encantos que só o Nordeste tem. Logo na entrada, a tradicional Vila Borborema é a prova disso, transportando os visitantes para o interior com suas casinhas coloridas, jardineiras junto às janelas e mostras de artesanatos em seus espaços.


As tradicionais ilhas de forró do evento atraíram os amantes pela dança com atrações que não deixaram ninguém parado. Os espaços Xamego Bom, Rabo de Saia e Rala Bucho receberam diversos trios e outros grupos que proporcionaram noites legítimas de puro forró pé de serra.
A Praça do Mamulengo com seu Circo levou alegria para crianças e adultos contando até com o lançamento do DVD infantil “Os Brincantes” da banda Pé de Cerrado. Outra atração que animou a criançada foi o Parque de Diversões, que funcionou nos três dias de evento.
E como legítimo São João, não faltaram apresentações encantadoras e divertidas de várias quadrilhas juninas que animaram as noites do evento na Arena do Folclore, que recebeu também entre outros grupos de cultura popular, o homenageado do evento Boi do Seu Teodoro.

Apresentados por Edilane Oliveira, idealizadora do evento e os personagens Mateus e Catirina, (representados pelos atores Rebeca Oliveira e Fagner Oliveira) figuras da lenda do Bumba-Meu-Boi, o palco principal contou com diversas atrações e emoções que arremataram as noites do evento.


“Estou muito feliz! E que bom que tive a felicidade de ver essa multidão cantando comigo”, afirmou Dorgival Dantas logo após descer no palco no primeiro dia de evento, sexta (09/08) que também contou com apresentações de Nego Rainner, participação especial da banda Jammil e Gabriel Lenner.
No sábado (10/08) a cantora Joelma, uma das atrações mais esperadas da noite, disse pouco antes de subir ao palco sobre a felicidade de participar do evento.

“O Maior São João do Cerrado faz parte da minha vida, da minha carreira.
E o evento continua cada vez maior e espero que permaneça para sempre porque é uma felicidade muito grande para cada artista subir nesse palco e para o povo também”, disse a cantora antes do show que levou os fãs à loucura.
E essa felicidade de cantar no evento também foi da banda Fulô de Mandacarú, do cantor e compositor Del Feliz e da dupla Kadú e Edu, que animaram a noite com muito forró e agitação.
E no domingo (11/08) para fechar o evento com chave de ouro, a alegria continuou com apresentações da dupla Alisson e Ariel, da Forró Anjo Azul, da dupla Henrique e Ruan, do animado trio Menino Ricco e o artista mais esperado da noite, Mano Walter, que retornou ao palco do evento pela segunda vez e marcou a noite com seu carisma e sucesso.

“É muito emocionante sentir essa energia, em especial aqui em Ceilândia, que tem uma multidão de nordestinos, é muito gratificante sem dúvidas”, disse o cantor minutos antes do seu show, que agitou e emocionou o público.
E mais uma vez o evento se despede após alegrar e aquecer a cidade, na promessa de voltar no próximo ano para mais uma vez marcar o coração da capital!
O Maior São João do Cerrado 2019 foi uma realização do Instituto Brasileiro
de Integração em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Governo do Distrito Federal) e o Ministério da Cidadania (Governo Federal), patrocínios de O Boticário, Skol Puro Malte e Campeão da Construção e conta com o apoio da TV Globo, Expresso Guanabara e Óticas Diniz.
Texto: Daniely Lima